Legado

Pioneirismo autossustentável desde 1820

Os vinhos São Lourenço do Barrocal são elaborados com extremo cuidado a partir de uvas produzidas na herdade e colhidas à mão, seguindo um método de produção biológica*. São vinhos de elevada qualidade, que dão continuidade a um ciclo de autossustentabilidade, presente nesta propriedade agrícola desde a sua fundação em 1820, e que representam o impulso inovador do seu fundador, Manuel Mendes Papança, cujo empenho conduziu à criação da comunidade vitivinícola de Monsaraz e da região enquanto área demarcada. 

harvest

Uvas com tempo para amadurecerem 

CASTAS AUTÓCTONES 
Brancas: Roupeiro, Arinto, Manteúdo, Perrum
Tintas: Touriga Nacional, Aragonez, Castelão

CASTAS ESTRANGEIRAS 
Brancas: Viognier, Marsanne
Tintas: Alicante Bouschet, Syrah

Num clima tipicamente alentejano, mas sob influência do lago Alqueva, as uvas crescem na herdade com respeito pela natureza e ancestralidade dos barrocais, privilegiando o tempo, como tudo o que tem lugar no Barrocal. De videiras que se desenvolvem em solos graníticos e de barro, pontuados por xistos de Monsaraz, onde criam raízes profundas para maior resiliência e robustez, nascem uvas com grande frescura e acidez, que amadurecem gradualmente, para serem colhidas durante a vindima sob uma curadoria cuidada. Uma dedicação minuciosa é dada à seleção de cada casta e à sua posterior integração na produção.

vineyards
grapes manual harvest
 

Produção manual, natural e com identidade própria

A criação de produtos de excelente qualidade tem origem inequívoca na minúcia manual com que abordamos todas as fases do processo de elaboração dos nossos vinhos, num ciclo inteiramente fechado no interior da herdade. Cada parcela de vinha é trabalhada individualmente, através duma maior otimização de recursos, sendo na sua grande maioria regadas apenas por ação das poucas chuvas do Alentejo. As uvas sofrem menos durante a colheita e seleção, ambas feitas com meticulosidade manual. O perfil contemporâneo e fresco dos vinhos demonstra a preservação da identidade das vinhas do Alentejo e do terroir único de Monsaraz, onde se desenvolvem também castas estrangeiras, bem como um equilíbrio que apenas pode ser obtido por processos naturais, que privilegiam a acidez e a não presença de aditivos.

Vinhos biológicos* com raízes profundas

Os vinhos São Lourenço do Barrocal cuidam da preservação da biodiversidade e dos recursos naturais do Alentejo e da herdade onde são elaborados, garantindo a continuação dum legado familiar com 200 anos e a prática duma agricultura autossustentável, que respeita os ciclos da natureza e usa técnicas de produção biológica. Um trabalho meticuloso junto das vinhas e uvas originam blends de ‘alta expressão’ sob marca exclusiva desde 2011. São vinhos de perfil atual, aberto ao mundo, mas com raízes profundas na sua terra de granitos e tempo quente.

wines
 

*Nota: As vinhas da herdade estiveram em reconversão para método de produção biológico até ao final de 2020. A 1ª colheita sujeita a certificação terá lugar apenas em 2021, representando mais um passo na reposição dum ciclo autossustentável, que privilegia a preservação da natureza, as raízes históricas da propriedade e a produção de edições limitada de vinho de grande qualidade.

Provas de vinho

Passeie por entre as vinhas da herdade e termine com uma visita à nossa adega e uma prova de vinhos, conhecendo os nossos blends exclusivos.

Ver Provas de Vinho

Loja online

Visite a nossa loja online, onde poderá adquirir os vinhos São Lourenço do Barrocal, bem como os nossos azeites biológicos, entre outros.

Ver Loja Online
O nosso website usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto utilizador. Saber mais
close cookies