Alentejo

Descubra o Alentejo e o seu modo de vida singular

Como uma das paisagens mais bem preservadas e uma das regiões menos povoadas do sul da Europa, o Alentejo abraça, no seu vasto campo aberto, tradição e cultura contemporânea, renovando-se como uma região global, mas não globalizada. A beleza encontra-se em todo o lado, das aldeias caiadas de branco a afloramentos rochosos e planícies ondulantes, salpicadas por sobreiros e oliveiras. Próxima de Lisboa e cobrindo cerca de um terço do território nacional, é, no entanto, uma região ainda demarcada pelo seu ritmo pausado, charme e tranquilidade.

region map

A região

Área 31.603 quilómetros quadrados
População 759.000 — 49% masculina / 51% feminina
Costa marítima 182 quilómetros
Lago Alqueva 250 quilómetros quadrados
Vinhas 220 quilómetros quadrados
Produção de vinho 1.342.306 hectolitros
Olivais 1.500 quilómetros quadrados
Vacas 562.000
Porcos 798.000
Ovelhas 1.613.000

Locais de interesse

Évora:
Uma das cidades medievais mais bem preservadas de Portugal

Moldada por mais de vinte séculos de história, esta cidade património mundial viu a sua idade de ouro ter início quando reis portugueses fizeram erguer, por entre as suas ruas e casas medievais, conventos e palácios reais.

Évora
Alentejo Evora
Monsaraz

Monsaraz:
Um castelo sobre a colina e o grande lago Alqueva

Um dos mais antigos povoados do sul de Portugal, Monsaraz retém as marcas de uma história vívida, repleta de batalhas violentas, conquistas e vinganças, no seu castelo fortificado alcandorado na colina. Suba até ao topo e admire a vista.

monsaraz

Lago Alqueva:
Onde a alegria do dia se encontra com as estrelas à noite

Descontraia no maior lago artificial da Europa, onde pode fazer, durante todo o ano, desportos náuticos e passeios de barco. Para os amantes do silêncio e dos mistérios do universo, há um imenso céu noturno cheio de estrelas para ver.

Lago Alqueva
evora
alentejo menir

Artesanato local

Cerâmica
Barro moldado por tradição e mãos ingénuas

São Pedro do Corval, o maior centro oleiro de Portugal, é terra de mestres e suas famílias, com gerações dedicadas ao ofício. Tijolos de adobe e objetos utilitários de barro são, todos os dias, moldados à mão em pequenas oficinas que ladeiam a rua principal  da povoação, sendo prova viva da atividade na região.

ceramics
Alentejo textiles

Têxteis
Almofadas e mantas de lã para as noites frias

No Alentejo, cada almofada e manta de lã fala da tradição da vila que as fez, revelando no seu tecido os padrões distintivos da sua geografia. Em Monsaraz, é especialmente bonito o encontro entre os antigos e os novos desenhos, feitos à mãos. Nas noites frias, enrosque-se numa manta quentinha.

Pão:
O todo-poderoso produto da região

O pão alentejano, reflexo dos verões quentes e da vastidão das terras, é famoso por mérito próprio, fazendo jus à região que, durante séculos, foi conhecida como “o celeiro” de Portugal. Aldeias como Telheiro, de maior dimensão, têm a sua própria padaria, onde o melhor pão continua a ser cozinhado todas as manhãs em forno de lenha.

Alentejo bread
O nosso website usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto utilizador Saber mais
close cookies