Acerca

São Lourenço do Barrocal, Hotel & Monte Alentejano

Propriedade da mesma família há mais de 200 anos, a herdade tem o seu coração funcional e social num antigo monte alentejano, que viu rejuvenescer a cadência da vida rural de que sempre foi testemunha num hotel de luxo despretensioso, no seio de vinhas, azinheiras e oliveiras centenárias. Aqui, neste monte e na paisagem que o rodeia, sentimo-nos em casa e pertencer à vastidão da terra. Criamos raízes com o Alentejo.

estate
olive oil

A herdade em números

Área total 7.8 milhões de metros quadrados
Dias de sol 275 dias por ano
Antiguidade dos menires da herdade 7.000 anos
Dólmenes neolíticos 16 no interior da herdade
Olivais 600.000 metros quadrados na propriedade
Vinhas 150.000 metros quadrados na propriedade
Horta biológica 10.000 metros quadrados
Azeitonas 160.000 quilos por ano
Uvas 100.000 quilos por ano
Aveia 45.000 quilos por ano
Espécies de aves 75 espécies diferentes na propriedade
Vacas 220
Cavalos 8
estate

José António Uva
e a sua visão para a herdade

José António Uva pertence à oitava geração da família que sempre aqui viveu e é o promotor de São Lourenço do Barrocal.

Tendo passado grande parte da sua infância aqui, com a família, a ouvir contos de uma herdade próspera, José ficou determinado a trazer de volta a comunidade local, respeitando o seu ecossistema único e história. Este foi o seu ponto de partida para o desenvolvimento de um projeto ambicioso - o rejuvenescimento de toda a propriedade agrícola e monte alentejano como um retiro rural -, para que outras pessoas sintam este lugar como ele o sente: como a sua casa.

Uma história que remonta à época megalítica

Desde tempos imemoriais que São Lourenço do Barrocal se afirmou como epicentro da cultura megalítica do Alentejo Central, tendo sido local de paragem para tribos sedentárias do Neolítico. Esta história antiga descansa ainda hoje nos barrocais, os afloramentos graníticos que pontuam a paisagem e que representam uma das caraterísticas naturais mais monumentais do Alentejo. Visitar a herdade é uma viagem através do tempo, com início nas Idades do Bronze e do Ferro, passando pelas ocupações romana e árabe, até chegar aos dias de hoje. No século XIX, cresceu para se tornar num monte, ou pequena aldeia agrícola, particularmente dinâmico, cuja produção de cereais, legumes, vinho e criação de gado garantia o sustento das 50 famílias que aí residiam o ano inteiro. Com a sua própria capela, sala de aulas e praça de touros, foi o lar de uma comunidade unida, que aí viveu longos e felizes anos.

barrocais
olive press
grape picking

Vinho

Descubra o vinho São Lourenço do Barrocal, um dos produtos mais icónicos da herdade.

Ver Vinho

Jardins

Passeie no coração da herdade, por entre um abraço de festuca verde e flores silvestres.

Ver Jardins
O nosso website usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto utilizador Saber mais
close cookies