Colaborações

Ana Anahory

Ana Anahory

"Eu sou a Ana Anahory, arquiteta, e em 2011 com a Felipa Almeida fundámos o atelier AnahoryAlmeida. Durante 9 anos desenvolvemos vários projetos de arquitetura de interiores na área da restauração e da hotelaria, entre os quais alguns restaurantes do Chef José  Avillez e o hotel São Lourenço do Barrocal. Em cada um destes trabalhos, desenhámos peças de mobiliário e colaborámos com artesãos na criação de objetos que deram vida aos projetos. Acredito que os projetos devem ser feitos em conjunto com as ambições do cliente. Depois de desenvolvido o conceito, é a partir da exploração de materiais naturais, portugueses e de qualidade que as ideias ganham forma. Através de cores subtis e neutras, o mais importante é que no resultado final sejam confortáveis, funcionais e intemporais. Um projeto não se faz sozinho, precisa de outras artes aplicadas para ficar completo e coeso."
www.instagram.com/ana.anahory   

Felipa Almeida

Felipa Almeida

"Sou a Felipa Almeida e sou formada em História de Arte e curadoria tendo por foco principal de pesquisa a arte e o artesanto Português. Desenvolvi com a Ana Anahory o projeto de interiores do São Lourenço Barrocal. A nossa abordagem para este projeto consistiu numa pesquisa profunda do rico e colorido artesanato alentejano para desenvolver colaborações com vários artesãos da região. A história da família proprietária da herdade e o seu passado agrícola serviram de inspiração para a temática de todas as peças de decoração." 
www.instagram.com/almeida_felipa

Joana Astolfi

Joana Astolfi

"Sou arquiteta, artista e designer. Quando era pequena gostava de pintar por cima de quadros antigos, de escrever à máquina e de construir maquetes com miniaturas. Hoje continuo a ser uma collector e uma voyeur, coleciono gavetas e portas antigas, cadeiras e candeeiros vintage, diários de pessoas que não conheço. Tenho uma relação muito próxima com os objetos, preciso deles perto de mim. Gosto de passear pelas lojas da Baixa, gosto de padarias, marcenarias, lojas de carimbos, drogarias que vendem tudo, gosto de cabeleireiros antigos e de douradores, de me sentar ao balcão e ouvir as histórias que os mais velhos têm para contar." 
www.studioastolfi.pt 
www.instagram.com/joanaastolfi

Pedro Guimarães

Pedro Guimarães Studio

"Pedro Guimarães é um artista, fotógrafo freelance e impressor de belas-artes que vive e trabalha em Lisboa, Portugal. É também cofundador da XYZ Books. Desde 2000 que tem vindo a desenvolver a sua própria investigação e prática na área da fotografia. Como fotógrafo freelance, tem ainda contribuído para algumas das mais relevantes revistas e jornais."
www.pedroguimaraes.netwww.instagram.com/pedro.guimaraes.studio

 

Henriette Arcelin

Henriette Arcelin

"O meu nome é Henriette Arcelin, sou ilustradora e ceramista. A minha colaboração com o São Lourenço do Barrocal consiste numa série de ilustrações desenhadas por cima de manuscritos antigos encontrados na propriedade. A Fauna e a Flora encantadoras do Alentejo são o tema, a delicadeza dos desenhos confunde-se com a fragilidade e as nuances dos suportes, os mais antigos datados do século XIX. Gosto de me perder nos pormenores, de uma folha ou de uma asa, para captar a sua essência, as subtilezas que só se percebem se estivermos a contemplar, com tempo. O elemento natural é igual a este papel, cada dobra e cada marca corresponde a uma particularidade da sua história própria e das épocas que ele atravessou. Fico sempre hipnotizada pela graça e alegria da natureza, é uma fonte de inspiração sem limites para o meu trabalho." 
www.henriettearcelin.com 
www.instagram.com/henriette_arcelin

 

Sofia Morais

Sofia Morais

"Sou a Sofia Morais, sou ilustradora e designer gráfica, vivo e trabalho em Lisboa. Na minha colaboração com São Lourenço do Barrocal tenho sido levada por caminhos e participado em projetos de grande simplicidade e delicadeza; na procura de um desenho mais próximo da natureza, inspirado na riqueza da fauna e flora local e também na riqueza histórica dos lugares que habitam aquele espaço. Nesta parceria descubro outras vertentes de mim mesma, diferentes daquela que normalmente uso e desenvolvo no meu trabalho de autor enquanto ilustradora e gravadora, onde assumo uma postura mais introspetiva focada nesse mundo carregado de discrepâncias." 
www.instagram.com/a_sofia_morais

Manuel Calado

Manuel Calado

"Olá, sou o Manuel Calado, historiador e arqueólogo. Fui docente universitário em várias Faculdades de Lisboa e Setúbal e na Universidade Estadual do Amapá. Sou investigador na área da Arqueologia e da Etnoarqueologia, com trabalhos publicados acerca da Cultura Megalítica do Alentejo Central. A meu cargo esteve o levantamento do património arqueológico da Herdade do Barrocal, identificando os seus dolmens, menir, barragem romana e fornos antigos; fui também o responsável pelo reerguer do Menir do Barrocal, que se encontrava derrubado. O Barrocal é um projeto que me diz muito, e um exemplo na preservação e incorporação dum património único num contexto turístico contemporâneo."
www.facebook.com/manuel.calado.5

Margarida Fabrica

Margarida Fabrica

"MARGARIDA FABRICA é uma marca portuguesa de criação e produção cerâmica, fundada em 2010 pela designer Margarida M. Fernandes. A Margarida tem-se inspirado, quase sempre, em torno da cozinha e de tudo o que de alguma forma está associado a essa necessidade básica da vida - a alimentação e a confeção de alimentos. O gosto por respigar e colecionar objectos de tempos passados, têm influenciado e enriquecido a sua produção neste ofício tão antigo e de forte tradição no seu país, que é a cerâmica." 
www.margaridamf.comwww.instagram.com/margarida_fabrica

Tomaz Viana

Tomaz Viana Primitive Modern

"Estudei marcenaria e talha no IAO da FRESS, Lisboa. Uso as técnicas da marcenaria clássica do séc. XVIII aplicadas aos meus desenhos
e peças com o objectivo que durem gerações. Todas as peças são acabadas com o uso de plaina manual, sem o uso de lixa. O corte das fibras pelo ferro confere à madeira um brilho especial, assim como uma textura identificável no reflexo da luz. A expressão do trabalho da mão. Nós e fendas são normalmente assumidos como características naturais da madeira. É efectuada uma busca por uma ergonomia e conforto das peças. Apenas madeira europeia é utilizada por princípio de sustentabilidade." 
www.tomazviana.com www.instagram.com/tomazviana.primitivemodern

 

Estúdio Caldas da Rainha

Estúdio Caldas da Rainha

"Havia a ideia antiga de desenvolver um serviço de mesa contemporâneo a partir de formas da olaria tradicional portuguesa. A oportunidade surgiu com a proposta do atelier AnahoryAlmeida e, para cumprirmos os requisitos da louça para hotelaria e restauração, optámos por substituir o barro vermelho original pelo grés fino. A utilização de argilas mais claras permitiu explorar a cor e transparência do vidrado de forma a realçar as marcas do trabalho do oleiro. Cada peça foi feita de raiz na roda do oleiro e, como acontece em peças deste tipo, as marcas e riscos deixados pelas mãos tornam cada peça única. As peças foram executadas pelo oleiro João Coelho, cuja olaria se situa na Moitalina, e foram finalizadas na fábrica Amasso, em Aljubarrota." 
www.estudio-caldasdarainha.comwww.instagram.com/estudiocaldasdarainha

Fabricaal

Fabricaal

"Olá, somos a Fabricaal - Fábrica Alentejana de Lanifícios, a mais antiga fábrica de teares manuais da Europa.  Tecemos mantas e tapetes em lã merino com padrões que têm mais de 100 anos. Utilizamos as mesmas técnicas ancestrais e mantemos viva a arte e a tradição da verdadeira manta Alentejana. Visite a nossa Loja de Monsaraz, ou marque uma visita à nossa fábrica em Reguengos de Monsaraz." 
www.fabricaal.com
www.instagram.com/fabricaal

La Paz

La Paz

"Somos uma marca portuguesa de vestuário masculino, inspirada pelas peças essenciais a um guarda-roupa clássico. O nosso trabalho resulta de um processo de pesquisa profunda em torno de peças de roupa e técnicas de produção tradicionais. A reinterpretação de designs honrados pelo tempo dá o mote às coleções e a herança portuguesa ligada ao mar Atlântico está sempre subjacente." 
www.lapaz.pt 
www.instagram.com/lapaz_diary

Burel Factory

Burel Factory

"Somos uma empresa que nasceu com o objetivo de revitalizar o valor das nossas riquezas tradicionais, para que não fossem esquecidas mas reinventadas de forma dinâmica e inovadora. Criámos na última fábrica de lanifícios de Manteigas, vila da Serra da Estrela, um espaço de design e produção do burel, o tecido de lã mais tradicional na indústria de lanifícios local, agora utilizado de uma forma muito diferente e inovadora. Acreditamos nos saberes e fazeres da Vila, em recriar o passado, tornando-o presente para ser sempre o agora." 
www.burelfactory.comwww.instagram.com/burel.factorywww.facebook.com/BurelFactory

 

Olaria Bulhão

Maria Manuela Rodrigues Marques

"Sou a Manuela Marques da Olaria Bulhão, a olaria mais artesanal de são Pedro do Corval, a única olaria a trabalhar com rodas inteiramente artesanais, com animadora turística na área da cerâmica no concelho de Reguengos de Monsaraz, o mestre oleiro mais velho na arte a trabalhar, realizando três tipos de workshops: roda de oleiro, pintura de cerâmica e lastras de azulejaria." 
www.olariabulhao.com www.facebook.com/olariabulhao www.facebook.com/amaisartesanaldocorval

Go Alentejo

Luis Lobato de Faria - Go Alentejo

"Olá, eu sou o Luis, sou um historiador local e vivo numa aldeia vizinha há 10 anos. Esta é uma das últimas regiões autênticas da Europa. Por aqui as tradições são passadas de geração em geração há milénios. Desafio-os a visitar povoações pintadas de branco, passear por caminhos trilhados por romanos e islâmicos ou provar os produtos regionais feitos como antigamente. Vamos construir memórias partilhando a minha experiência pessoal com humor e segredos que só os locais conhecem. Quando escolhem as minhas actividades estão também a financiar os meus estudos, obrigado." 
www.facebook.com/luis.lobatodefaria

Nuno Guégués

Portugal Birds & Trails

"Sou o Nuno Guégués, proprietário da Portugal Birds & Trails, e uma das minhas missões é dar a conhecer o que de melhor o Alentejo tem em termos de paisagem, natureza e relações das mesmas com a população local. Atividades que aspiram a ser uma experiência de (re)descoberta da região." 
www.portugalbirdsandtrails.comwww.instagram.com/portugalbirdsandtrailswww.facebook.com/portugalbirdsetrails

Cebola Fishing

Cebolafishing

"Olá, o meu nome é Duarte Cebola,
gerente da Cebolafishing - Actividades Náuticas. Sou Guia de Pesca no Grande Lago de Alqueva, eleito por mim e por muitos pescadores de todo o Mundo o melhor lago para a prática de pesca desportiva ao achigã, lúcio-perca e lúcio. Tem paisagens lindíssimas e uma tranquilidade indescritível."

Dark Sky

Dark Sky® Alqueva

"O Dark Sky® Alqueva é o primeiro Starlight Tourism Destination do mundo, e o primeiro destino turístico Starlight transfronteiriço, cobrindo uma área de 9.700 km2 em torno do Grande Lago de Alqueva. O Dark Sky® Alqueva, a par da qualidade do céu certificada, oferece uma diversidade de actividades diurnas e nocturnas, e empenha-se na protecção deste património natural e mundial - o nosso céu nocturno estrelado. O Observatório Oficial Dark Sky®, na Cumeada, está equipado com telescópios de última geração, que fornecem uma experiência visual única, desde observar os planetas até olhar para as crateras da lua, passando para o céu mais profundo com uma viagem cósmica entre as nebulosas, as galáxias e os clusters de estrelas que se erguem acima de nós num dos melhores céus do mundo." 
www.darkskyalqueva.com 
www.instagram.com/darkskyalqueva www.facebook.com/Alqueva

Ricardo Bravo

Ricardo Bravo

"Sou o Ricardo Bravo, fotografo e filmo. Já passei mais tempo a olhar e a fotografar o mar do que a fazer qualquer outra coisa. Regulo os meus dias pelas horas das marés, a direcção do vento, a altura das ondulações e os ângulos da luz. Por oposição às linhas do mar em permanente e irrepetível mutação que me distraem de tudo, é na fotografia de arquitectura e interiores, que encontro ordem e equilíbrio. No São Lourenço do Barrocal, longe do mar mas tão perto de uma ideia de perfeição, sinto o privilégio de trabalhar no único lugar que conheço, onde posso filmar e fotografar  sabendo que a expressão “ângulos a evitar” deixa de fazer sentido." 
www.ricardobravo.pt
www.instagram.com/ricarbravowww.instagram.com/image_mker

Hibridae

Hibridae

"Olá, somos a Sara Esteves e a Cláudia Alemão, duas mulheres orgulhosamente portuguesas, em busca de tradições duradouras, misturando os seus mundos e criando um novo: hibridae. Juntas criámos uma linha exclusiva de têxteis de mesa para o Barrocal, inspirada nas flores e noutras plantas possíveis de encontrar na herdade. Todas as peças utilizam linho natural, têm bainhas acabadas manualmente e apresentam padrões orgânicos feitos com ilustrações da flora local estampadas à mão." 
www.mazurca.pt 
www.instagram.com/mazurca.pt 
www.bicla.com.pt 
www.instagram.com/bicla_a_pedal

 

Guida Fonseca

Guida Fonseca

"Criar e construir tecidos e outros objectos têxteis é desde sempre o meu ofício. Fios são para mim linhas de força, de vida. Uma ligação contínua entre o pulsar do mundo e o meu, interior e inquieto. Tecê-los é um gesto que ordena o caos e tudo religa." 
www.guidafonseca.blogspot.com 
www.instagram.com/fonseca.guida www.facebook.com/GuidaFonsecaTextileArt

O nosso website usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto utilizador. Saber mais
close cookies